A diretoria do Corinthians optou por adiar a troca do gramado da Neo Química Arena para o meio de 2025. A decisão foi tomada devido ao calendário apertado da próxima temporada, que começa em 15 de janeiro, com a estreia do Timão marcada para o dia 19, contra o Velo Clube, pelo Campeonato Paulista.
O clube considerou que realizar a troca do gramado no início do ano traria prejuízos à qualidade do campo durante a temporada, especialmente devido ao curto intervalo entre o término dos eventos de 2024 e o início dos jogos. O planejamento agora prevê a troca completa do gramado durante a pausa no calendário nacional, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, quando será realizado o novo Mundial de Clubes da FIFA.
O gramado da Neo Química Arena sofreu desgastes significativos em 2024, principalmente após a realização da partida entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, pela NFL. Segundo Marcio de Luna, gerente geral do estádio, o campo perdeu até 25% de qualidade na área central após o jogo. Além disso, o festival “Villa Mix,” com Post Malone como atração principal, realizado 21 de dezembro, deverá impactar ainda mais o estado do gramado.
Esse cenário é similar ao ocorrido no final de 2023, quando eventos como o projeto “Tardezinha,” de Thiaguinho, comprometeram o campo. Na ocasião, o gramado passou por um processo de recuperação antes da estreia alvinegra na temporada 2024, que aconteceu com uma vitória sobre o Guarani por 1 a 0.