Na véspera da decisão contra o Corinthians, o Flamengo divulgou um vídeo criticando a arbitragem brasileira, gerando polêmica antes do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, que ocorrerá neste domingo, na Neo Química Arena.
O vídeo, com duração de 24 minutos, traz três comentaristas debatendo lances controversos de jogos do Campeonato Brasileiro. Entre os lances analisados, destaca-se um pênalti não marcado em David Luiz, em um clássico contra o Fluminense no Maracanã. Na ocasião, o árbitro não foi chamado pelo VAR para revisar o lance e deixou o jogo seguir.
Outro ponto abordado foi um pênalti assinalado a favor do Corinthians em uma partida contra o Grêmio, em Itaquera. Nesse caso, o árbitro revisou a jogada no VAR antes de marcar a infração. Segundo os comentaristas, os lances são semelhantes, mas os critérios adotados foram diferentes.
Um dos participantes do vídeo afirmou que o Flamengo “não quer ser beneficiado”, mas que busca “igualdade” no tratamento de todos os clubes.
O árbitro designado para o confronto deste domingo é Anderson Daronco, enquanto no jogo de ida, que terminou com vitória do Flamengo por 1 a 0 no Maracanã, a arbitragem foi comandada por Wilton Pereira Sampaio. Com esse resultado, o Flamengo avança à final com um empate, enquanto o Corinthians precisa de uma vitória por dois ou mais gols para se classificar diretamente. Caso vença por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis.
A partida na Neo Química Arena está marcada para as 16 horas (horário de Brasília).