30 anos do Paulistão de 1995 e a epopéia de Marcelinho Carioca

Há exatos 30 anos, no dia 6 de agosto de 1995, o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 1 no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), e conquistou o título do Campeonato Paulista daquele ano.

A decisão foi marcada por equilíbrio entre as equipes, que haviam empatado o jogo de ida em 1 a 1. Com a vantagem do empate na prorrogação, o time alvinegro garantiu seu 21º título estadual ao superar o rival no tempo extra com gol de Elivélton.

A final foi disputada em dois jogos realizados no interior paulista devido à interdição do Pacaembu e do Morumbi. Na volta, Nílson abriu o placar para o Palmeiras aos 11 minutos da etapa final, após assistência de Rivaldo. Quatro minutos depois, Marcelinho Carioca empatou com um golaço de falta, colocando a bola no ângulo do goleiro Velloso. Na prorrogação, o empate favorecia o Corinthians, mas aos 14 minutos do segundo tempo extra, Elivélton marcou o gol decisivo após assistência de Tupãzinho.

“Foi uma final com muita história, com todos os elementos de um grande clássico. O gol de falta do Marcelinho foi um dos mais bonitos que vi e, na prorrogação, tivemos a frieza para decidir com o Elivélton”, relembrou o ex-técnico Eduardo Amorim em depoimento à época.

O título de 1995 é considerado um dos mais emblemáticos da década para o Corinthians, que naquele campeonato teve campanha invicta na fase final e encerrou a competição com vitória sobre seu maior rival.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights