A morte de Ayrton Senna completa 31 anos nesta quinta-feira (1º). Ídolo nacional e torcedor assumido do Corinthians, o tricampeão de Fórmula 1 foi lembrado com carinho pelo clube nas redes sociais.
O Timão publicou uma foto marcante de Senna com a camisa do time por baixo do macacão de corrida. Na legenda, uma frase em homenagem ao ídolo:
“No peito do piloto frio e corajoso, batia um coração corinthiano.”
Sua morte, em 1º de maio de 1994, durante o GP de Ímola, na Itália, comoveu o mundo do esporte e marcou o Brasil para sempre.
Desde então, o clube alvinegro mantém viva a memória do piloto. A Fiel costuma homenageá-lo nas arquibancadas, e o clube mantém símbolos em sua sede, no Parque São Jorge.
A Gaviões da Fiel carrega há décadas uma bandeira com a ilustração do “Seninha” acompanhada da frase:“Ayrton Senna da Fiel.”
O apelido virou tradição, graças às transmissões emocionadas de Galvão Bueno nas vitórias do brasileiro.
Em 1995, um ano após a tragédia, o clube inaugurou uma escultura com o capacete de Senna nas alamedas do Parque São Jorge. A obra carrega a mesma frase usada na homenagem desta quinta.
Mais recentemente, em 2018, o Corinthians lançou um terceiro uniforme em tributo ao ídolo. A camisa preta e dourada, inspirada na Lotus, primeira equipe de Senna na F1, trazia sua assinatura no centro.
Ayrton Senna segue eterno para o automobilismo. E também para a Fiel.