Nesta terça-feira (1º), a Comissão de Ética dos Associados do Corinthians decidiu suspender temporariamente três dos principais aliados do presidente afastado Augusto Melo: Claudinei Alves, Valmir Costa e Fernando Monteiro Alves. A partir de agora, eles estão proibidos de entrar no Parque São Jorge e correm o risco de serem expulsos definitivamente do clube ao final do processo. Essa mesma punição pode atingir o próprio Augusto Melo.
A suspensão do trio está relacionada aos acontecimentos do dia 31 de maio, quando o grupo tentou retomar o comando do clube com base em uma suposta decisão da primeira secretária do Conselho Deliberativo. As ações envolveram o próprio Melo e seus aliados
A decisão de afastar os três foi tomada pelo presidente da comissão, Luiz Alberto Bussab, com base em imagens das câmeras de segurança da sede social.
Com a decisão, os três estão afastados por 60 dias e proibidos de acessar o Parque São Jorge. Nesse período, eles têm cinco dias para apresentar suas defesas. Depois disso, o caso será analisado pelo colegiado da Comissão de Ética dos Associados.
Claudinei Alves atuava como diretor das categorias de base do Corinthians na gestão de Augusto Melo. Valmir Costa era diretor-adjunto da base e chegou a ocupar a secretaria geral do clube. Já Fernando Monteiro Alves, primo do ex-presidente Duilio Monteiro Alves, era assessor e apoiador de Augusto, mas não ocupava cargo oficial no clube.
O presidente afastado, Augusto Melo, também pode ser suspenso do clube. Seu caso ainda está sendo analisado. Como era o mandatário na época dos acontecimentos, o julgamento dele deveria acontecer pelo Conselho de Ética do Conselho Deliberativo.
No entanto, por estar fora do cargo e ser atualmente apenas um sócio do clube, a Comissão de Ética dos Associados pode acabar assumindo o julgamento. A decisão final deve sair em breve.
Júlia Benini – Alambrado Alvinegro