A reta final do Brasileirão Sub-20 chegou e o Corinthians vive dias de tensão na base. Faltando apenas três rodadas para o fim da primeira fase, o Timãozinho está perto da zona de rebaixamento e precisa reagir para evitar um vexame histórico.
Na última quarta-feira (3), a derrota para o Internacional complicou ainda mais a situação. Com 18 pontos em 16 jogos, o Corinthians ocupa a 14ª colocação na tabela, apenas três pontos acima do Z-3.
A campanha preocupa. Foram só quatro vitórias até aqui, além de seis empates e seis derrotas. O saldo de gols também é negativo: 22 marcados e 30 sofridos.
O formato do torneio é diferente da Série A profissional. São 20 times em pontos corridos na primeira fase, com os oito primeiros avançando para o mata-mata. Já os três últimos caem. E o Timão está cada vez mais perto dessa briga na parte de baixo da tabela.
Hoje, o Cuiabá é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, com 15 pontos, e melhor saldo de gols que o Corinthians. Logo acima estão Grêmio, com 17 pontos, Bahia, com 16, e o próprio Inter, com 15, todos embolados na disputa para fugir da queda. Atlético-MG, com 13 pontos e Atlético-GO, com 10, fecham o Z-3 atual.
A missão do Corinthians agora é somar o máximo de pontos nos três jogos que restam: América-MG, Fluminense e Juventude. O desafio é grande, já que todos os adversários ainda sonham com uma vaga entre os oito melhores.
O duelo contra o América-MG será o primeiro da sequência, na próxima quarta-feira (9), às 15h, na Fazendinha. Depois, o Timãozinho enfrenta o Fluminense fora de casa, no dia 17. Para encerrar a fase, o jogo contra o Juventude acontece no dia 23, com mando corinthiano.
Júlia Benini – Alambrado Alvinegro