O técnico Dorival Júnior sustentou a decisão de escalar uma formação alternativa no empate por 1 a 1 entre Corinthians e Fortaleza, neste domingo (3), na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador poupou boa parte dos titulares pensando no clássico decisivo contra o Palmeiras, na quarta-feira (6), pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mesmo com a reação no segundo tempo, Dorival admitiu frustração com o resultado.
Durante a coletiva, Dorival explicou que a preservação foi estratégica e necessária para manter a equipe competitiva diante de uma sequência de jogos decisivos. Dos jogadores considerados titulares, apenas Hugo Souza e André Ramalho começaram jogando. Félix Torres foi novamente improvisado na lateral-direita, enquanto nomes como Yuri Alberto, Rodrigo Garro, Memphis Depay e André Carrillo entraram no segundo tempo para tentar reverter a desvantagem.
“Eu manteria as decisões que tivemos. Foram as corretas, isso aí você pode ter certeza. É uma diferença muito grande um atleta se desgastar em 70, 80 minutos, muito diferente acontecendo apenas em 45 minutos. Nós tivemos apenas uma desatenção aí no primeiro tempo, que nos custou aquilo que seria a construção de um resultado. Uma pena isso”, declarou Dorival Júnior.
“A decisão tomada, na minha concepção, foi correta. Alterações são técnicas e, na maioria das vezes, procuramos alternar com as peças para que a gente possa ter sempre, na rodada seguinte, um time totalmente recuperado, principalmente para uma decisão como será agora na quarta-feira. Não tínhamos outra opção”, completou.
“É difícil, a gente nunca sabe como entraremos em campo. A preparação é nesse sentido, por isso nos preocupamos em nos resguardar nessa partida [de hoje], para que possamos ter pelo menos uma equipe descansada, recuperada, e espero eu, bem treinada para um jogo de tamanha importância. É um jogo que você não pode errar”, concluiu o treinador.
O Corinthians chegou ao quarto jogo consecutivo sem vencer no Brasileirão, com três empates e uma derrota, e ocupa a décima colocação com 22 pontos. A equipe agora concentra esforços no Derby contra o Palmeiras, às 21h30, no Allianz Parque. Como venceu por 1 a 0 no jogo de ida, o Timão avança às quartas de final da Copa do Brasil com um novo empate.