Em 15 de abril de 1997, a partida de ida no Estádio do Morumbi terminou com vitória do Athletico-PR por 2 a 1 sobre o Corinthians ─ um resultado que deu ao Furacão a vantagem para a “decisão” no Paraná. Mas, no dia 22 de abril, em uma atuação espetacular no Pinheirão, o Timão reverteu completamente: 6 a 2 e classificação com um tranquilo 7 a 4 no agregado.
Quatro anos depois, em 2001, os clubes voltaram a se cruzar nas quartas. O primeiro jogo, em São Paulo, terminou sem gols, 0 a 0. A partida foi nervosa e com chances escassas para ambos os lados. O ministro da noite veio no jogo de volta, na Arena da Baixada: Ewerthon marcou o gol da vitória 1 a 0 para o Corinthians, e o time paulista avançou pelo placar agregado 1 a 0.
Em 29 de abril de 2009, no jogo de ida das oitavas, o Athletico venceu por 3 a 2 na Arena da Baixada, colocando o Corinthians em situação delicada. Mas, com uma torcida empolgada no Pacaembu, o Timão devolveu o placar em 6 de maio de 2009, vencendo por 2 a 0. A virada no agregado terminou em 4 a 3, garantindo a classificação e alimentando a campanha que culminaria no título daquele ano.