A saída de Fagner para o Cruzeiro não passou despercebida nos bastidores do Corinthians. O presidente da Comissão de Justiça do clube, Leonardo Pantaleão, enviou um ofício ao presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, com oito questionamentos à diretoria sobre os termos da negociação.
Segundo Pantaleão, é essencial que o Conselho Deliberativo tenha acesso aos detalhes do empréstimo para garantir transparência e avaliar se os interesses do Corinthians foram devidamente preservados.
A Gazeta Esportiva apurou que o Corinthians seguirá arcando com parte dos salários de Fagner, o que contraria a política defendida pela gestão de Augusto Melo no início de seu mandato.
Os questionamentos à diretoria
A Gazeta teve acesso ao documento enviado por Pantaleão a Romeu Tuma Júnior, que solicita a apresentação dos seguintes itens:
- Cópia do contrato de renovação de Fagner, assinado em meados de 2024;
- Indicação de eventuais comissionamentos pagos aos representantes do atleta na renovação;
- Documentação que comprove que os termos negociados com o Cruzeiro foram os mais vantajosos para o Corinthians, incluindo eventuais propostas recusadas;
- Cópia do contrato de empréstimo, detalhando duração, cláusulas de opção de compra e condições de rescisão;
- Detalhamento das condições financeiras, incluindo valores de salários, comissões e outras despesas do clube;
- Cópia das cláusulas sobre indenizações e multa rescisória, especificando quem será responsável por esses pagamentos;
- Cópia da proposta formal do Cruzeiro, contendo as condições acordadas;
- Cópia do contrato de formação do filho de Fagner, Henrique, e esclarecimentos sobre impactos diretos ou indiretos na sua permanência no clube.
Diante da solicitação, Romeu Tuma Júnior encaminhou o ofício a Armando Mendonça, presidente em exercício enquanto Augusto Melo está de férias nos Estados Unidos. Armando já iniciou o processo para responder às solicitações o mais rápido possível.
Fim de uma era: a despedida de Fagner
Após quase 11 anos de Corinthians, Fagner se despediu do clube e seguirá por empréstimo de uma temporada ao Cruzeiro. Revelado pelo Timão, o lateral de 35 anos teve passagens por PSV (Holanda) e Wolfsburg (Alemanha) antes de retornar ao Brasil em 2009 para atuar pelo Vasco. Em 2014, voltou ao Parque São Jorge, onde se consolidou como um dos principais nomes da equipe na última década.
Com 578 partidas, Fagner se despede como o sétimo jogador com mais jogos na história do clube. Pelo Corinthians, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2015 e 2017) e três Campeonatos Paulistas (2017, 2018 e 2019), além de ter sido convocado para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018.
“Vestir essa camisa nos últimos 11 anos é para poucos”, escreveu o lateral em sua despedida.
A novela sobre sua saída, porém, ainda pode render novos capítulos, já que a diretoria precisará esclarecer os detalhes do acordo que levou o ídolo corinthiano para Belo Horizonte.