A final do Brasileirão Feminino de 2024 será inédita, reunindo Corinthians e São Paulo.
De um lado, o Corinthians, tetracampeão consecutivo e com cinco títulos ao todo, busca consolidar sua hegemonia no torneio, chegando à oitava final consecutiva.
Do outro, o São Paulo tentará conquistar o título pela primeira vez desde que reativou seu projeto de futebol feminino há seis anos, após ter chegado apenas às semifinais nas duas últimas edições.
A primeira partida da final está marcada para o próximo domingo, às 10h30, com mando do São Paulo.
Por ter feito a melhor campanha, o Corinthians jogará a segunda partida em casa, provavelmente no dia 22 de setembro, mas os locais ainda serão confirmados pela CBF.
O Corinthians garantiu sua vaga na final ao vencer o Palmeiras no agregado (4 a 3), mesmo após perder o segundo jogo por 2 a 1.
Já o São Paulo conquistou sua classificação nos pênaltis contra a Ferroviária, após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 e perder o segundo por 1 a 0. A goleira Carlinha brilhou ao fazer três defesas nas cobranças de pênalti.
Além da vaga na final, ambos os times garantiram um lugar na Libertadores de 2025. O Corinthians também disputará a edição deste ano do torneio continental.
A premiação para os finalistas do Brasileirão será a maior da história, com o campeão recebendo R$ 1,5 milhão e o vice R$ 750 mil, um aumento de 25% em relação a 2023.
Recentemente, Corinthians e São Paulo se enfrentaram na final do Campeonato Paulista, com as Brabas levando o título após vencerem por 4 a 1 no jogo de volta, depois de terem perdido o primeiro por 2 a 1.