O Corinthians desperdiçou mais uma oportunidade de sair da zona de rebaixamento da Série A.
A equipe se mantém na 18ª posição, com 29 pontos somados. A campanha tem gerado preocupações entre os torcedores, que deixaram a Arena em Itaquera com menos esperança após o resultado.
A preocupação é justificada. Nesta edição do Brasileirão, após 29 rodadas, o Corinthians acumula menos vitórias e uma campanha inferior ao ano de seu rebaixamento. Em 2007, o clube caiu para a Série B pela primeira vez.
Naquela temporada, após 29 rodadas, o Timão tinha registrado oito vitórias, dez empates e 11 derrotas, totalizando 34 pontos. Em 2024, no mesmo número de jogos, são seis vitórias, 11 empates e 12 derrotas, resultando nos atuais 29 pontos.
Assim, o Corinthians tem duas vitórias a menos que em 2007 e uma diferença de cinco pontos. O que tem “ajudado” o clube este ano é que os concorrentes na parte de baixo da tabela não têm conseguido se distanciar do Z4.
Outro fator que tem atrapalhado o time nesta temporada é a falta de concentração em momentos cruciais. Desde a chegada de Ramón Díaz, o Corinthians tem mostrado bom desempenho em várias partidas, mas falhas pontuais têm custado vitórias. Foi o que aconteceu no último sábado, quando o time estava com a vitória nas mãos e acabou cedendo o empate ao Internacional.
O meia argentino Rodrigo Garro expressou sua frustração após o jogo, mas afirmou acreditar que o Corinthians tem condições de sair da zona de rebaixamento. Para ele, num clube da magnitude do Timão, não se pode desistir.
“A pressão existe, seja para evitar o rebaixamento ou para disputar um título. Em um clube como o Corinthians, isso não é pressão, é obrigação. Temos que sair dessa situação, e estamos trabalhando todos os dias, física e mentalmente, para isso. Precisamos de força mental para superar. Foi um golpe duro, mas não podemos desistir. Temos uma torcida enorme e um clube gigante por trás de nós. Isso nos impede de abaixar a cabeça. Acredito no grupo e no trabalho que estamos fazendo”, declarou Garro.
Ele também pediu que a torcida continue acreditando no time e elogiou o desempenho recente da equipe.
“Compreendo o torcedor, também estou frustrado e triste. Esta era uma partida importante para sairmos da zona, mas não posso focar no que passou. Peço que continuem confiando, porque estamos dando o nosso melhor. Controlamos o jogo, mas no final tivemos que recuar para segurar o resultado. Acredito que, jogando dessa maneira, vamos conquistar mais vitórias”, concluiu o meia.
O Corinthians terá uma missão difícil pela frente para evitar a queda, mas vai lutar até o fim. O próximo desafio será contra o Athletico-PR no dia 17 de outubro, às 20h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 30ª rodada da Série A.