Corinthians lança protocolo de proteção à infância

A nova gestão do Corinthians lançou uma cartilha com orientações para proteger crianças e adolescentes no ambiente esportivo. A iniciativa veio após denúncias de assédio e abuso sexual chegarem à diretoria.

O objetivo é claro: prevenir e combater casos de violência e abuso nas categorias de base.

O protocolo foi elaborado por Leonardo Pantaleão, superintendente jurídico do clube. Ele se baseou em um treinamento promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, realizado em abril de 2025 com lideranças do Corinthians.

A medida foi tomada depois de denúncias durante a gestão de Augusto Melo, presidente afastado. Uma delas, sobre um ex-gerente da base que teria falado de sexo com atletas menores. Já foi arquivada pelo Ministério Público de São Paulo em maio.

Outra denúncia grave envolveu a categoria sub-11. O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia (DHPP), e um inquérito foi instaurado.

A acusação era contra o ex-preparador de goleiros Luis Claudio Marins, de 47 anos. Ele teria tomado banho e ficado nu no vestiário infantil, na frente de crianças com menos de 12 anos.

Pais de dois atletas souberam do episódio e procuraram a polícia, em dezembro de 2024.

Após tomar conhecimento, o departamento jurídico do clube abriu uma apuração. No entanto, Marins não foi afastado e acabou sendo transferido para a categoria sub-18.

Ele permaneceu no Corinthians até fevereiro deste ano, quando foi desligado pela antiga gestão.

O novo protocolo criado pelo clube traz orientações divididas por faixa etária e regras de conduta para quem trabalha diretamente com menores.

Entre as diretrizes, estão a proibição de toques sem consentimento, restrições a caronas ou encontros fora do ambiente esportivo, entre outras condutas.

O documento também apresenta um guia com canais de denúncia, como o Disque 100, e informações sobre unidades de saúde e assistência social próximas das sedes e escolas de futebol do clube.

Agora, o próximo passo da gestão interina é treinar os profissionais da base. Os encontros com foco educativo devem acontecer em breve.

Júlia Benini – Alambrado Alvinegro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights