Corinthians inicia, nesta quarta-feira (2), sua décima participação na Copa Sul-Americana no século XXI. A estreia será contra o Huracán, da Argentina, às 19h, na Neo Química Arena, em São Paulo. A classificação do time na competição veio após uma amarga derrota no último jogo da Pré-Libertadores.
Desde 2003, o Corinthians tem alternado campanhas na competição continental.
Retrospecto do Corinthians na Copa Sul-Americana
- 2003: Eliminado na primeira fase pelo Cobreloa, do Chile.
- 2005: Novamente caiu na primeira fase, desta vez para o Pumas UNAM, do México.
- 2006: Despedida precoce na primeira fase diante do Lanús, da Argentina.
- 2007: Superou o Botafogo na primeira fase, mas foi eliminado pelo River Plate, da Argentina, nas oitavas de final.
- 2017: Após vencer a Universidad de Chile na primeira fase e o Patriotas, da Colômbia, na segunda, foi eliminado pelo Racing, da Argentina, nas oitavas de final.
- 2019: Chegou até as semifinais, sendo eliminado pelo Independiente del Valle, do Equador, que posteriormente sagrou-se campeão.
- 2021: Não avançou da fase de grupos.
- 2023: Eliminado nas oitavas de final pelo Estudiantes, da Argentina.
- 2024: Participação encerrada nas quartas de final, com eliminação para o Defensa y Justicia, da Argentina.
O Timão está entre os clubes brasileiros que mais participaram da Sul-Americana no século. Sob o comando do técnico Ramón Díaz, o time busca melhorar seu desempenho na competição e conquistar seu primeiro título na Copa Sul-Americana.
A estreia contra o Huracán é vista como crucial para as pretensões do clube na competição. A torcida alvinegra espera que o time aproveite o fator casa e inicie a campanha com uma vitória, pavimentando o caminho para uma trajetória de sucesso no torneio continental.