Dia de São Jorge; entenda como surgiu a relação tão forte entre Corinthians e o padroeiro

Dia 23 de abril, data em que é comemorado o Dia de São Jorge. Há quase 100 anos, o Corinthians presta homenagens ao santo católico em camisas, faixas de torcida, e em qualquer outra forma de manifestação de fé do torcedor, é uma data muito especial para os corinthianos. Também é comemorado o dia do torcedor corinthiano.

Mas qual é a relação do clube com o padroeiro?

Em 1926, o Timão tornou-se proprietário de um terreno na Marginal Tiete, em São Paulo, onde foi construído um campo e a sede social do time. O endereço da nova casa fica na Rua São Jorge, no Tatuapé, sendo a partir deste momento que o clube foi ‘batizado’  pelo santo.

Ernesto Cassano foi o responsável pelo batismo, ele era o presidente do time alvinegro na época. 15 anos depois foi inaugurado um santuário em uma fonte dentro do terreno, pelo então presidente Manoel Correcher, a qual iniciou uma lenda ainda difundida de que para se tornar corinthiano para sempre, basta beber daquela água.

Há uma capela dedicada ao padroeiro desde 1967 dentro do Parque São Jorge.

“Corinthians e São Jorge têm uma ligação mística desde 1926. Desde a compra da Fazenda São Jorge. O clube do Bom Retiro, que depois se tornou o clube da Ponte Grande, se tornou o clube do Parque São Jorge. Esse sincretismo foi tão poderoso que o time do povo transcendeu ao futebol.”, explicou o historiador Fernando Henner sobre a relação.

Porém, existem outras teorias. Há pessoas que afirmam que a relação entre clube e santo surgiu após uma excursão do Corinthians Football Club, da Inglaterra, que tinha São Jorge como padroeiro. Sendo assim, os fundadores do time paulista resolveram se inspirar na equipe britânica na devoção.

Independente do surgimento, o Corinthians atingiu inúmeros torcedores por todo o país muito em conta da fé no padroeiro cristão, que caiu no gosto do povo, principalmente pelo estigma de garra e luta, mantendo a relação extremamente intensa e entrelaçada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights