O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou, por 9 votos a 0, o pedido de Vasco e Corinthians para restabelecer a tabela original das partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil.
Com isso, Vasco x Atlético-MG será realizado no sábado, dia 19, enquanto Corinthians x Flamengo ocorrerá no domingo, dia 20. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (11), durante o julgamento da Medida Inominada apresentada por ambos os clubes.
O procurador-geral do STJD, Gabriel Andrade, recomendou aos auditores que rejeitassem o pedido, argumentando que a CBF possui a prerrogativa constitucional de organizar os campeonatos nacionais e, portanto, tem o poder de alterar as datas dos jogos.
Vasco e Corinthians acionaram o STJD após a CBF acatar os pedidos de Atlético-MG e Flamengo para trocar as datas das partidas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. As equipes justificaram a mudança devido à ausência de jogadores cedidos para suas respectivas seleções nesta data Fifa.
Com a mudança, as partidas do Brasileirão foram reprogramadas para o meio da semana, e os confrontos das semifinais da Copa do Brasil foram transferidos para o final de semana. O STJD, no entanto, considerou as mudanças dentro da normalidade.
Vasco e Corinthians argumentaram que a alteração nas datas violava a Lei Geral do Esporte e que, sem o consentimento dos mandantes, também desrespeitava o Regulamento Geral de Competições (RGC) e o Regulamento Específico de Competições (REC) da CBF. Além disso, alegaram que as datas Fifa não garantem aos clubes o direito de alterar jogos devido à ausência de atletas convocados.