Na estreia de Orlando Ribeiro no comando do time principal, o Corinthians venceu o Sport por 2 a 1, neste sábado (19), na Neo Química Arena, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Técnico do sub-20 e promovido de forma interina após a demissão de Ramón Díaz, o treinador comemorou a chance no profissional com uma atuação segura e o resultado positivo diante da Fiel.
“Gratificante sentir a energia do Corinthians. Já tinha vindo aqui como adversário, mas estar do lado de cá é especial. Foi um dia especial”, disse o técnico, visivelmente emocionado após a partida.
Orlando comentou também a diferença entre lidar com jovens da base e atletas do elenco principal:
“No vestiário foi tranquilo. Os meninos da base têm mais dificuldade de entender algumas coisas, às vezes ‘duvidam’ do que falamos. No profissional é mais fácil, pela vivência e pela qualidade. Com a base, você precisa ter mais paciência.”
Apesar de ter assumido a equipe com pouco tempo de preparação — apenas dois dias —, o interino preferiu não promover grandes mudanças, apostando na simplicidade e na leitura de jogo:
“Quanto mais simples o jogo, melhor. Não dava para mexer muito. Já assisto a todos os jogos do profissional, faz parte da integração. Fizemos apenas alguns ajustes pontuais.”
Um dos pontos que mais agradaram o técnico foi a movimentação ofensiva da equipe, principalmente no primeiro tempo, quando o Corinthians criou diversas chances, apesar de sair atrás no placar:
“Pelo estilo do Sport, que joga com linhas baixas, pedimos mais movimentação no ataque. E os jogadores entenderam muito bem. Tivemos várias oportunidades. Pela inteligência deles, as jogadas começaram a aparecer naturalmente.”
No segundo tempo, o Corinthians voltou com postura mais agressiva e conseguiu a virada com dois gols de Memphis Depay. Orlando destacou a força mental do grupo para reagir após o gol sofrido:
“Estávamos ansiosos, sim, e faltou capricho. Mas a conversa no intervalo foi simples: seguir pressionando. E logo veio o gol no início, que foi fundamental. Eles entenderam o momento e responderam muito bem.”
Sobre o ambiente no clube após a saída de Ramón Díaz, Orlando foi direto:
“Não encontrei terra arrasada. É um clube grande que vinha de derrotas, então é normal alguma dificuldade. Mas ninguém estava cabisbaixo. Falamos para eles continuarem acreditando, e foi o que fizeram.”
Com a vitória, o Corinthians soma sete pontos e ocupa momentaneamente a sétima colocação no Brasileirão, podendo ser ultrapassado conforme o encerramento da rodada.