O executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz, falou nesta quinta-feira sobre a situação do volante José Martínez, após a vitória sobre o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. O dirigente confirmou que o clube está próximo de encerrar o vínculo com o jogador de forma amigável.
Segundo Marcelo Paz, o Corinthians tinha respaldo para realizar uma rescisão unilateral, por justa causa, mas optou por buscar um entendimento em comum acordo, considerando o contexto do atleta.
O executivo afirmou que as conversas com o estafe do meio-campista venezuelano estão na fase final.
“Em nome da transparência, venho falar sobre a situação do José Martínez. Todos sabem da situação, a dificuldade que tivemos no início do ano com a reapresentação e agora o retorno com lesão. Conversamos internamente de que medidas deveriam ser tomadas. Fizemos a busca de um acordo amigável, que está em tratativas finais. Poderíamos fazer um término de contrato unilateral, mas optamos pelo acordo amigável, entendendo o lado do jogador”, disse o executivo.
“Quando esteve aqui, honrou a camisa, mas a questão disciplinar está acima, não poderíamos deixar de passar uma conduta como essa. Se decidiu pelo acordo, está em detalhes finais. Desejo boa sorte para o Martínez, boa recuperação, vamos dar assistência para a cirurgia dele. Depois ele vai passar pela recuperação e vai voltar a jogar, mas em outro clube. Julgo importante fazer esse esclarecimento para que não reste dúvidas sobre o caso”, concluiu.
O acordo em negociação prevê que o Corinthians arque com a cirurgia de José Martínez, que sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Além disso, o clube se compromete a pagar trinta por cento da remuneração que o atleta teria direito entre fevereiro e dezembro de dois mil e vinte e seis.
O atraso de José Martínez para se reapresentar no CT Dr. Joaquim Grava gerou insatisfação tanto na diretoria quanto na comissão técnica do Corinthians. Em razão disso, o clube optou por não efetuar o pagamento do salário referente ao mês de janeiro.
Durante as férias, o jogador viajou à Venezuela para reemitir o passaporte. No período, segundo o relato do atleta, um ataque militar dos Estados Unidos teria resultado na captura do presidente Nicolás Maduro, causando lentidão no funcionamento dos serviços públicos do país. O pedido do novo documento foi protocolado apenas no dia treze de janeiro. O Corinthians compreendeu as dificuldades burocráticas, mas avaliou que o processo poderia ter sido iniciado ainda no ano anterior.
O volante retornou ao Brasil na última sexta-feira, quando foi constatada a lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Seu último jogo pelo Corinthians havia sido a final da Copa do Brasil, contra o Vasco, em vinte e um de dezembro de dois mil e vinte e cinco. Seis dias depois, já de férias, participou de uma partida festiva em seu país.
No período de ausência, Martínez deixou de participar de treinamentos e de dez partidas do Timão. O jogador manteve contato com Marcelo Paz, mas não respondeu a uma mensagem do técnico Dorival Júnior, que manifestou publicamente o descontentamento com a situação.
Contratado em dois mil e vinte e quatro, José Martínez disputou setenta partidas pelo Corinthians, com dois gols e duas assistências, além de dois títulos conquistados: o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, ambos em dois mil e vinte e cinco.
Fonte: Gazeta Esportiva





