O Corinthians conquistou uma vitória suada por 1 a 0 sobre o Grêmio Novorizontino na noite desta segunda-feira, em jogo antecipado da 11ª rodada do Campeonato Paulista, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi. O gol decisivo foi marcado por Alex Santana, de cabeça, no segundo tempo, garantindo ao Timão a liderança geral do Estadual, mesmo com um jogo a mais em relação aos rivais.
Apesar do triunfo, o desempenho do Corinthians deixou a desejar, especialmente na primeira etapa. O Novorizontino dominou as ações e criou diversas chances claras de gol. Aos 22 minutos, o goleiro Hugo Souza cometeu pênalti em Robson, mas se redimiu defendendo a cobrança de Pablo Dyego. O time da casa ainda acertou a trave e parou em defesas importantes da defesa alvinegra, enquanto o Corinthians terminou o primeiro tempo sem finalizar uma vez sequer.
Na volta do intervalo, o cenário começou a mudar. O Novorizontino manteve o controle da posse, mas perdeu intensidade nas finalizações. O Corinthians, por sua vez, foi cirúrgico. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio e falha do goleiro Jordi, Giovane aproveitou a sobra e cruzou na medida para Alex Santana, que cabeceou firme para o fundo da rede.
Em desvantagem, o Novorizontino tentou reagir e até acertou a trave duas vezes em um mesmo lance, mas o impedimento já havia sido marcado. O Corinthians segurou a pressão com um forte bloqueio defensivo e garantiu três pontos importantes fora de casa.
Com o resultado, o Timão lidera o Grupo A com 18 pontos, três a mais que o Mirassol, que ainda tem um jogo a menos. Já o Novorizontino permanece na vice-liderança do Grupo C, com nove pontos, atrás do São Paulo.
O Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira, às 20h, para o clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque. O Novorizontino enfrenta o São Bernardo, fora de casa, às 19h do mesmo dia.