Após os desfechos do último fim de semana, somente o Corinthians, entre os times da Série A de 2024, ainda não confirmou sua participação na Copa do Brasil de 2025.
O Botafogo assegurou no domingo (31) sua vaga no torneio ao vencer o Boavista por 2 a 0, alcançando um placar agregado de 6 a 0 e conquistando a Taça Rio, competição que reúne os times classificados do 5º ao 8º lugar da primeira fase do Campeonato Carioca.
Essa conquista garante uma vaga no prestigiado mata-mata nacional.
Dezoito equipes da Série A já haviam garantido previamente suas participações. Athletic-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Vasco e Vitória asseguraram presença no torneio devido ao desempenho nos estaduais em andamento.
O Corinthians é o único time da elite nacional que ainda não confirmou sua vaga pelos estaduais.
Eliminado na primeira fase, o Alvinegro encerrou sua participação no Paulistão na 11ª posição geral. Apenas os cinco melhores colocados Palmeiras, Santos, Red Bull Bragantino, Novorizontino e São Paulo obtiveram vagas diretas na Copa do Brasil 2025.
Contudo, ainda há caminhos para o Corinthians garantir sua participação no torneio. Uma das maneiras mais simples é conquistar uma vaga na Libertadores de 2025, seja através do Brasileirão, vencendo a Copa Sul-Americana ou conquistando a Copa do Brasil de 2024.
Mesmo sem a classificação para o torneio continental, o Corinthians ainda mantém chances.
Caso o Brasil não envie nove clubes ou mais para a próxima Libertadores, as vagas correspondentes na 3ª fase da Copa do Brasil serão destinadas aos clubes mais bem posicionados no Brasileirão.
Das 92 vagas na Copa do Brasil, 80 são definidas através dos campeonatos estaduais.
As outras 12 são distribuídas aos campeões da Série B, Copa Verde, Copa do Nordeste e aos clubes classificados para a Libertadores com a exceção mencionada anteriormente.
Oito clubes da Série B também garantiram suas vagas na Copa do Brasil de 2025 através dos estaduais: Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol e Ponte Preta.
Resta a eles buscar o título da segunda divisão nacional ou, no caso de Botafogo-SP e Goiás, vencer a edição atual da Copa do Brasil.