Na noite desta quarta-feira (7), o Corinthians enfrentou mais um desafio pela Copa do Brasil 2024. No jogo de volta das oitavas de final, o Alvinegro foi até Curitiba para encarar o Grêmio, em busca de uma vaga na próxima fase. Após um empate por 0 a 0 na Neo Química Arena, o placar voltou a ficar igual no Couto Pereira, levando a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, o Corinthians converteu as três cobranças de Romero, André Ramalho e Giovane, enquanto o Grêmio acertou apenas uma, com duas bolas fora e uma defesa de Hugo Souza. Com esse resultado, o Timão avançou para as quartas de final da competição e agora aguarda o sorteio da CBF para conhecer seu próximo adversário no torneio.
Escalação
O técnico Ramón Díaz escalou o Corinthians com: Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, Félix Torres, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Charles, Ryan e Igor Coronado; Pedro Henrique e Romero. Entraram durante o jogo: Breno Bidon, Matheus Araújo, Giovane, André Ramalho e Rodrigo Garro. Ficaram à disposição no banco de reservas: Matheus Donelli, Pedro Raul, Fagner, Biro, Léo Mana, Wesley e Hugo.
Primeiro Tempo
Os primeiros minutos de jogo foram equilibrados, com as duas equipes trocando posses de bola. O Corinthians tentava chegar ao ataque com mais velocidade, enquanto o Grêmio pressionava a saída de bola do Alvinegro.
O Timão teve mais volume de jogo, mas não conseguia criar chances claras de gol. O Grêmio também não conseguia ser efetivo no ataque.
A primeira chance perigosa veio aos 27 minutos. Em cobrança de falta de Soteldo, próxima da entrada da área, Hugo Souza espalmou para escanteio. Aos 31, o Grêmio voltou a atacar em contra-ataque com Soteldo, mas Hugo Souza defendeu novamente.
O Corinthians respondeu aos 35 minutos, quando Matheuzinho levantou a bola na área e Romero cabeceou para a defesa de Marchesín.
O árbitro deu dois minutos de acréscimo e finalizou a primeira etapa após o tempo extra.
Segundo Tempo
O Corinthians voltou para a segunda etapa com uma alteração: saiu Igor Coronado para a entrada de Breno Bidon.
Logo no primeiro minuto, Matheus Bidu cobrou escanteio e Pedro Henrique cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora.
Aos nove minutos, Cristaldo cobrou falta perto da entrada da área, mas Hugo Souza defendeu.
O Grêmio passou a ter mais iniciativa na segunda etapa. O Timão marcava bem, mas tinha dificuldades para sair jogando.
Aos 21 minutos, Cacá chutou e Marchesín espalmou. No rebote, Romero tentou, mas a bola foi desviada para escanteio.
Aos 28, Charles cruzou na área e Pedro Henrique cabeceou, mas o goleiro do Grêmio fez a defesa. O Corinthians fez mais duas substituições aos 29 minutos: saíram Charles e Pedro Henrique, entrando Matheus Araújo e Giovane.
Aos 32, Giovane avançou pela esquerda e passou para Romero, que chutou para fora.
Aos 37 minutos, Ryan sentiu cãibras e foi substituído por André Ramalho.
O árbitro deu quatro minutos de acréscimo.
Aos 46 minutos, a última alteração do Corinthians: saiu Matheus Bidu para a entrada de Rodrigo Garro.
Quase no fim do jogo, aos 47 minutos, Rodrigo Garro deixou Matheus Araújo na cara do gol, mas ele não conseguiu finalizar como queria.
Fim de jogo em Curitiba. Após dois empates sem gols, a decisão foi para os pênaltis.
Decisão por Pênaltis
A série de cobranças foi iniciada pelo Grêmio. Reinaldo converteu, fazendo 1 a 0. Romero empatou para o Corinthians, 1 a 1.
Na segunda rodada, Edenílson chutou para fora. André Ramalho cobrou para o Alvinegro e colocou o Timão na frente, 2 a 1.
Na terceira série, Cristaldo bateu e Hugo Souza fez a defesa. Giovane cobrou para o Corinthians e ampliou, 3 a 1.
A quarta cobrança do Grêmio foi de Pavón, que chutou para fora.
Com isso, o Corinthians está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil 2024.
Próximo Jogo
O Corinthians volta a campo no próximo sábado (10), contra o Red Bull Bragantino, às 21h30, na Neo Química Arena, em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão 2024.
► ALAMBRADO ALVINEGRO @alambradoalvinegro
► FABRÍCIO BOSIO @jornalista_fabriciobosio
► RENATO NALESSO @EuKascao
► FLÁVIO PEREZ @flavioonboard