Ex-presidentes não votaram no CORI

O Conselho de Orientação do Corinthians (CORI) se reuniu na última segunda-feira (25) no Parque São Jorge e recomendou, de forma unânime, a aprovação do impeachment de Augusto Melo, atual presidente do clube. O CORI, composto por ex-presidentes, membros eleitos e conselheiros vitalícios, argumenta que a gestão de Augusto tem sido temerária e marcada por falta de transparência e problemas financeiros.

Principais alegações do CORI

Entre as justificativas para a recomendação, destacam-se:

  • Falta de balanços econômicos auditados e inconsistências na prestação de contas.
  • Problemas na parceria com a ex-patrocinadora “Vai de Bet”, que não foram devidamente esclarecidos.
  • Reprovação das contas do segundo trimestre, com a ausência de documentos importantes.

Votação unânime

A votação no CORI contou com 13 votos a favor do afastamento e nenhum contrário, mesmo entre conselheiros que apoiaram Augusto Melo em sua campanha presidencial no final de 2023. Dos ex-presidentes do clube, apenas Mário Gobbi esteve presente e também votou pelo impeachment. Andrés Sanchez, Roberto de Andrade e Duilio Monteiro Alves não compareceram, alegando compromissos de agenda.

Contexto político no Corinthians

A eleição de Augusto Melo representou uma ruptura com a longa hegemonia da chapa Renovação e Transparência, que comandou o Corinthians por 16 anos (2007–2023). O grupo teve como último candidato André Luiz Oliveira, derrotado por Augusto Melo nas últimas eleições. Desde então, o clima político no clube tem sido marcado por divisões internas.

Próximos passos

A decisão final sobre o impeachment de Augusto Melo será tomada nesta quinta-feira (28) pelo Conselho Deliberativo, composto por 302 conselheiros. Caso a maioria simples vote pelo afastamento, Augusto Melo será exonerado imediatamente, e o clube terá até cinco dias para convocar uma assembleia-geral com os sócios, que darão o veredito final sobre a decisão.

Se confirmado, o impeachment abrirá espaço para novos desdobramentos na política do Corinthians, com possíveis impactos diretos na gestão e no planejamento esportivo do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights