“Nossa história é uma página em preto”.
Corinthians e a Nike uniram forças para promover iniciativas contra o racismo e lançar as novas camisas da temporada.
A equipe masculina de futebol estreará em campo com o uniforme “blackout” no jogo contra o Fortaleza no sábado (4) na Neo Química Arena, mas as ações antirracistas já estão em andamento.
O evento de lançamento foi no Parque São Jorge nesta quinta-feira (2).
Em um contexto em que pelo menos 41% dos jogadores e profissionais que atuam nos principais campeonatos do país já sofreram racismo, é crucial combater esse problema, disse o comunicado oficial.
Todo o clube tem parceria com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol (ODRF).
Além disso, está sendo disponibilizada a cartilha “Combatendo o Racismo no Futebol”, que servirá como referência para ações com a torcida ao longo do ano.
Em colaboração com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), será lançado um edital em 15 de maio contemplando 20 jovens negros com bolsas de estudo integrais para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com disciplinas voltadas para o mercado esportivo.
Os estudantes receberão apoio financeiro e psicossocial durante o período de graduação, e o objetivo é aumentar a representatividade negra na gestão do esporte.
Dessas 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes das iniciativas sociais apoiadas pela Nike em São Paulo, outras nove para jovens vinculados ao CIEE e duas para atletas federados pelo Corinthians. O clube também se compromete a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos.
Essas iniciativas foram anunciadas durante uma edição especial do “Jantar Preto”, uma experiência premium para profissionais negros da economia criativa brasileira, que aconteceu no Parque São Jorge. O evento contou com a participação da cantora Paula Lima, do jornalista Jairo Nascimento, da jogadora Carol Nogueira e do artista Jotape, além do cardápio preparado pelo chef Rodrigo Freire do restaurante Preto Cozinha e música do grupo Samba do Adilson.
A parceria entre o Corinthians e a Nike para promover palestras sobre o racismo é de extrema importância, segundo Marcelo Carvalho, Diretor do ODRF. Ele destaca que é um passo crucial para o letramento racial dentro do futebol, e a grandeza dessas duas instituições unidas nesse esforço demonstra um compromisso real com a promoção da igualdade e o combate ao racismo.
A campanha “Nossa História É uma Página em Preto” é um chamado coletivo para a luta antirracista e conta com um filme manifesto protagonizado por figuras como o ex-jogador Wladimir, a cantora e rapper Negra Li, atletas do elenco atual e representantes de diferentes gerações na história do clube.
Quanto às novas camisas, a principal traz detalhes em degradê do branco para o preto nas mangas e na barra da camisa, enquanto o segundo uniforme apresenta um padrão “blackout”, totalmente preto. Os nomes e números dos atletas são exibidos em uma fonte criada pela designer Giulia Fagundes, com uma textura inspirada em símbolos da diáspora africana.
Dentro da gola, um emblema com uma mão pintada em preto e branco traz a inscrição “Tamo Junto e Misturado”, representando a importância da união no combate ao racismo. As camisas foram desenvolvidas com tecnologia avançada para proporcionar máximo desempenho durante o jogo, e desde 2010 são fabricadas com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas, garantindo menor impacto no meio ambiente.
As novas camisas estarão disponíveis nas lojas Nike e na rede Poderoso Timão a partir de 3 de maio.
Siga nossas mídias sociais e YouTube!
► ALAMBRADO ALVINEGRO @alambradoalvinegro
► FABRÍCIO BOSIO @jornalista_fabriciobosio
► RENATO NALESSO @EuKascao
► FLÁVIO PEREZ @flavioonboard