Na noite deste domingo (28), o Corinthians voltou à campo para a disputa da 20ª rodada do Brasileirão 2024. Jogando fora de casa, o Timão jogou bem, lutou até o último minuto, mas saiu com a derrota, pelo placar de 2 a 1. Yuri Alberto foi o autor do gol pelo Coringão.
Com o resultado adverso, o Time do Povo se manteve na 15ª colocação da tabela, com 19 pontos conquistados. O Corinthians volta a jogar no meio da semana (31), quando encara o Grêmio pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena.
Escalação
O técnico Ramón Díaz escalou o Timão com: Hugo Souza; Fagner, André Ramalho, Félix Torres e Hugo; Raniele, Alex Santana, Ryan e Rodrigo Garro; Romero e Yuri Alberto. Entraram no decorrer da partida: Charles, Wesley, Igor Coronado, Pedro Raul e Matheuzinho. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Matheus Donelli, Gustavo Henrique, Pedro Henrique, Giovane, Matheus Bidu, Breno Bidon e João Pedro.
Primeiro tempo
Estreando na Arena MRV, casa do Galo, o Timão começou o returno do Campeonato Brasileiro com a missão de reagir na competição e subir na tabela.
O Atlético teve a primeira chegada do jogo aos seis minutos, quando Hulk recuperou a bola e cruzou rasteiro na área, Fagner interceptou, mandando para escanteio.
Aos 13 minutos, o Corinthians chegou ao ataque pela primeira vez: Garro enfiou para Yuri Alberto, o atacante do Timão recebeu e na hora de finalizar foi atrapalhado pela zaga adversária. Um minuto depois, Yuri retribuiu e deixou Garro na cara do gol. O camisa 10 ficou sem ângulo e tocou para o meio da área para Romero, que passou da bola e não conseguiu finalizar.
O Timão chegou mais uma vez: aos 20 minutos, Yuri Alberto bateu de fora da área e o goleiro Matheus mandou para escanteio.
Aos 29 minutos, o Atlético cobrou uma falta perto da entrada da área. Hulk cobrou e a bola explodiu na barreira, o árbitro marcou pênalti, para o time da casa, pois a bola desviou no braço de Rodrigo Garro. O Atlético-MG abriu o placar, de pênalti, com Hulk.
O Timão tentou a reação. Aos 38 minutos, Romero enfiou para Yuri Alberto, que chutou e o goleiro atleticano mandou para lateral. Fagner cobrou rápido para Garro, que lançou a bola na área e o próprio Yuri Alberto cabeceou para o gol e empatando a partida.
O árbitro deu quatro minutos de acréscimo e finalizou a primeira etapa após o tempo adicional.
Segundo tempo
O Timão retornou para a segunda etapa com a mesma formação inicial.
Aos dois minutos, o Timão retomou a bola na intermediária e sobrou para Ryan, que chutou para o gol, mas o goleiro Matheus Mendes salvou a equipe atleticana.
O Corinthians chegou com muito perigo novamente: Aos seis minutos Yuri Alberto entrou na área e chutou, Matheus Mendes espalmou e no rebote, Garro cabeceou e novamente o goleiro da equipe mineira salvou os donos da casa.
A equipe do Atlético teve uma boa oportunidade, aos oito minutos. Hulk carregou para área e chutou cruzado, a bola foi para fora levando perigo para a meta do Coringão. Dois minutos depois, novamente Hulk, desta vez de fora da área mandou uma bomba para o gol, mas Hugo Souza defendeu.
Aos 17 minutos, o Timão mexeu pela primeira vez: saiu Ryan e entrou Charles. No minuto 24, mais duas mexidas: saíram Romero e Rodrigo Garro, entraram Wesley e Igor Coronado.
O Corinthians chegou com perigo, aos 30 minutos. Yuri enfiou para Wesley, que recebeu, driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo para finalização, ganhando o escanteio.
Hugo Souza salva o Timão. Aos 35 minutos, Hulk cobrou o escanteio e Alan Franco cabeceia para o gol, Hugo espalmou e ainda contou com a ajuda do travessão para a tirar o perigo.
Aos 37 minutos, o árbitro assinalou pênalti para o Atlético-MG. Segundo a arbitragem, Paulinho foi atingido por André Ramalho dentro da área. Hulk cobrou e novamente colocou os donos da casa na frente do placar, 2 a 1.
Quase o empate. Aos 41, em cobrança de falta de Coronado, Charles fez a “casquinha” e a bola sobrou para André Ramalho, que chutou pra fora.
As últimas alterações do Corinthians aconteceram aos 42: saíram Raniele e Fagner, entraram Pedro Raul e Matheuzinho.
Aos 45, Charles arriscou de fora da área e a bola foi pra fora.
O árbitro deu seis minutos de acréscimo. Nos minutos finais, o Timão pressionou os donos da casa, em busca do empate.
Aos 52 minutos, Lyanco do Atlético-MG foi expulso, após fazer falta em Wesley.
Fim de jogo em Belo Horizonte.
Próximo jogo
O Timão volta à campo na próxima quarta-feira (31), quando recebe o Grêmio em casa, às 21h30, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2024.
► ALAMBRADO ALVINEGRO @alambradoalvinegro
► FABRÍCIO BOSIO @jornalista_fabriciobosio
► RENATO NALESSO @EuKascao
► FLÁVIO PEREZ @flavioonboard